sábado, 25 de outubro de 2014

Não esqueçam o Varadouro

Foto: Reprodução/ Internet

Não é de hoje que os frequentadores do Centro Histórico de João Pessoa sofrem com a falta de segurança no local. O Varadouro, bairro berço da capital paraibana vem sendo deteriorado gradativamente e a violência tem se instalado cada vez mais.

Na noite da última sexta-feira (24), por volta das 22h30, cinco disparos de arma de fogo foram efetuados na Ladeira São Pedro Gonçalves, no Largo de mesmo nome, ao lado do Hotel Globo. Os que estavam no local, durante o ocorrido, ligaram consecutivas vezes para a Central de Polícia (190) que não atendia às ligações, como foi o caso de Bruna Chaves, frequentadora assídua do Centro Histórico.

O Varadouro tem um fluxo de frequentadores muito maior no final de semana devido à programação cultural que oferece. Nas sextas, entretanto, o público que mais comparece não é o que vai com interesse nas opções de lazer. Rapazes com motos “Trax” e “Cinquentinha” (famosas por serem veículos usados para pequenos roubos), ocupam as praças num clima suspeito. Não raro, protagonizam brigas e a exemplo desta sexta-feira, trocam tiros.

Para quem está sempre pelo local, o desejo é um só: segurança. É preciso que haja um policiamento frequente e eficaz no Varadouro enquanto pólo cultural mas, principalmente, como bairro residencial. O perigo que assola os frequentadores das noites no Centro Histórico nos finais de semana é o mesmo que aterroriza os moradores todos os dias.

Posto policial, posto de saúde, paradas de ônibus seguras, iluminação nas ruas: porquê o Varadouro não tem? Em outros bairros da cidade é possível ver esses postos tão necessários. No Centro, entretanto, a realidade é outra.

É preciso que o poder público acorde para a situação em que se encontra o Varadouro. É preciso que haja um posto policial fixo no lugar para prevenir desde as pixações ao patrimônio histórico aos tiroteios que põem em risco as vidas de centenas de frequentadores.

Prefeitura, não esqueça do Varadouro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário